Chegas ao DOHA-QATAR! O que precisas para te Legalizares?

Doha – Qatar, 27 de Dezembro de 2017

Terei eu cometido um Crime??? Ou fui mesmo só fazer exames médicos???!!😮

Passaram 26 dias que cheguei ao Doha para minha nova experiência e aventura, em mais uma mudança de País na minha viagem sem destino e dia de regresso ás minhas origens.

Quando chegas à Arábia Saudita com emprego, tal como referi no artigo O QUE SABER PARA PODER VIVER NO QATAR –  PERGUNTAS FREQUENTES! , tens um longo processo pela frente, depois de assinares o contrato com a respetiva empresa. Não é só chegares, assinares o contrato e já estás a viver legalmente e com todos os teus direitos de cidadão, como em qualquer País que emigras.😐Aqui estás em outro Continente e uma Nova cultural👳  para além de precisares de tratar do passaporte para chegares cá, terás de ter o BI deles (o chamado qatar ID), provares que és saudável, que não tens qualquer tipo de doença contagiosa como Sida, Hipatite ou Tubercolose (atenção que soube de um caso que tinha tido tuberculose há dois anos atrás e acusou),  ou cancro mesmo nós sabendo  que não é contagioso, o País não quer pessoas doentes e muito menos a empresa se quer responsabilizar pelos teus tratamentos …Eles são muito exigentes!

SÓ FICAS LEGAL NO PAÍS SE FORES COMPLETAMENTE SAUDÁVEL!

CONSELHOS:

Primeiro

Se não és daquelas pessoas  que faz exames de rotina de 6 em 6 meses, aconselho a fazeres antes de vires para cá, não merece a pena viajares para tão longe,  perder tempo, eles não brincam em serviço! Já vos conto um infeliz caso verídico do meu colega que foi exportado para o País dele e perdeu o emprego.

Segundo:

Prepara uma carteira toda chique para passares a usa-la a “aborrotar” de cartões 😹 Ai adoro!🙈 Depois de todos os exames aprovados, terás direito a uma série de cartões! Podes começar a guardar o teu passaporte e BI, pois aqui como residente não vale nada! Os meus estão em casa!

Vamos então a meu testemunho???!!! 

9H30 da manhã,

chego com o meu noivo que trabalha comigo mais alguns colegas que chegaram ao País ao mesmo tempo que eu ao Centro de Saude médico do Doha, providenciado e pago pela minha companhia para fazer um RX e tirar sangue, bora lá comprovar que sou saudável e provar o meu tipo de sangue, caso seja necessário em alguma eventualidade eles têm de estar a par!

Estamos num país Islâmico, o que não é novidade, mas continua a ser estranho para quem chegou agora ao país, ao vivo é mais estranho….Homens para um lado, mulheres para o outro.

Repáro que existe todos os estatutos sociais, pois é um local onde só emigrantes acabados de chegar vão, afinal chegas cá sempre com um visto provisório de alguns meses para viveres cá (tudo tratado pela empresa). Os colaboradores auxíliares do centro de saúde super Rudes, sem educação e diretos ao assunto!😕

Elas não sorriem, com ar cansado e farto de estar ali (maior parte filipinas e origem sul africana), as mais simpáticas para meu espanto, são as poucas qatarianas que lá trabalham como Médicas e Enfermeiras. Fez-me lembrar as cadeias daquelas que vemos nos filmes. Chegas, fazes fila indiana sem indianos – Aí Dri que piada mais seca – 😂 Avistas mais à frente uma fila indiana de veradade e calas a boca para não estares com piadas 😮–  o local muito cheio , muita gente todos os dias a chegar ao País… mostras o teu passaporte, visto provisório e papel com a tua fotografia que a empresa te faculta para preencher com resultado dos exames para carimbar.

Olhas à tua volta, és a única “branca” europeia (nada de racísmos), de seguida mandam-te para uma sala de espera – pânico! Mas o que é que eu estou aqui a fazer?! – estava com a minha colega filipina Angélica, professora criativa do meu departamento. A Dri como é pouco louca e o pânico não a conteve desata a rir à gargalhada com a Angélica de tão espantada que estava com as “boas vindas” e “simpatia”  destas pessoas(irónica)….lá estou eu a fugir ao assunto de novo!...Como estava a dizer, esperámos um pouco, vem uma auxiliar – penso eu, não entendi muito bem, não se apresentou – não sorri, direito ao assunto, deu- me uma bata azul descartável e disse-nos : – ” veste isto e tira o soutiãn” – tal e qual assim! Eu como chique que sou e paciente onde não tolero faltas de educação, respeito ou simpatia (também não estou a dizer que a minha atitude leva-me longe), respondi em inglês e sorrindo: – ” olá bom dia, como está? Eu estou bem, obrigado! Se eu posso vestir esta bata??? Concerteza, obrigado!!!”  – ao qual me responde : “- Isso!”.

– Olha que chique que fico! Pareço uma reclusa 😂 … mas a mala dourada não pode faltar para o estilo…nunca perder a pose!

 .       

 Fui para a fila (muitas filas para tudo, um país que não pára, muita gente), e naquele momento senti-me uma verdadeira reclusa! Por momentos pensei ter cometido algum crime ou infringido a lei, tinhamos uma outra auxiliar , muito séria, à nossa espera nos vestuários que abriu um dos departamentos para me trocar, estava lá dentro duas raparigas, não pediu licença, não bateu à porta e uma delas tinha o peito descoberto. A auxiliar diz-me : “entra!”- ao qual eu respondo: – “Eu vou aguardar que as senhoras saiam primeiro e entro quando for a minha vez, não tenho pressa!” – afinal a minha companhia está a pagar por este serviço e eu não fiz mal a ninguém (só pensei). Finalmente, tirei sangue fiz o raio X com uma enfermeira qatariana super simpática (toda ninja, só se via os olhinos, mas deduzo que sorria, pela expressão do olhar e voz simpática) – não sabia que trabalhavam – ignorância minha, acabei de chegar ao país. Voltei para trocar de roupa e o pesadelo acabou!

O bom disto é que em três horas podes consultar o site do STATE OF QATAR e verificar se és saudável para residir e obter o teu BI qatariano…não precisas de esperar imenso tempo pela empresa  te dizer, aqui tudo leva muito tempo e a ansiedade mata!

EU SOU SAUDÁVEL! Parabéns a mim! 

FALANDO DE DOCUMENTOS

Bilhete de Identidade Qatariano          

Depois da empresa responsável ter a certeza de que podes ser finalmente residente no País e sem antecendentes criminais, vais fazer o BI qatariano. Com ele provas em qualquer lado que és residente no País e tens de o mostrar em quase todo o lado, como por exemplo para entrares num bar público.

Cartão de Saúde 

Tratam-te do cartão de saúde em que informam também qual o teu posto médico.

Mas não ficamos por aqui…

Cartão Multibanco – Conta Bancária

É a tua companhia, aqui, que trata de tudo! Mas cuidado com o cartão de crédito, pois normalmente vem um papel para assinares, se quiseres adequir a esse cartão e pensas…”ahhh não peciso!”…mais tarde vais querer aderir e é possivél… – Sim, se gostares de usar só o teu salário não precisas, eu também penso assim –  mas aqui funciona muito pagamentos online tal como uber para poderes ir trabalhar, por exemplo, e é mais fácil se pagares online na aplicação, retirando logo o montante 100% da tua conta currente…mas… o que muitos não sabem é que depois de activares o cartão de crédito, quando fechares a tua conta bancária terás de pagar um montante de 300 QR pelo uso do cartão!😡 pelo menos no meu Banco é assim…

Cartão de permissão para comprar bebidas Alcóolicas e\ou Carne de porco

Nós gostamos de beber um copinho de vinho , uma cerveja ou até mesmo um gin em casa com os amigos não é?  Terás de ir ao QDC (única loja no Doha, Qatar que vende alcool), tens de ser residente no País no minímo há 3 meses e receber salário minímo 4000 mil QR para poderes fazer o cartão. Óbvio que tem custos para obte-lo. (150 QR).  Tens umas série de leis a respeitar, exemplo,  se és parado na rua com alcool e não tens o cartão contigo ou  se identificam alguém com alcool comprado com a série do teu cartão , podes ser preso e ainda perdes a licença. Alcool aqui  é completamente intrasmissivél! Será da tua responsabilidade! Óbvio que em casa fazes o que quiseres e isso é contigo😀 o mesmo se aplica à carne de porco ,para quem não é islâmico, o que é completamente proíbida a venda!

Carta de condução

Sim eu sei que já tens a carta de condução, mas se queres conduzir terás de tirar uma mini licensa de condução com direito a exame de condução e pagas consoante a tua nacionalidade.

Entre outros cartões! Mas aqui falei os mais usuais e importantes!

UM CASO QUE TEVE UM FINAL TRISTE!

Como falado no artigo, nós temos de fazer os exames médicos para provar que somos compleamente saudáveis! Pois é ,o meu colega de origem filipina, dançarino e animador de espetáculos também foi fazer os exames, estava tudo bem…quando lhe perguntaram se queria repedir o RX, pois tens até três tentativas , o exame acusou uma pequinita deformação no pulmão, o que não o afetaria em nada, por norma temos um pulmão mais pequeno que o outro. Mas o nosso querido Joshua, com muita pena nossa, veio atrás de um sonho não realizado! Derivado a essa pequena deformação e por mais que esteja completamente bem de saúde, a empresa não se quis responsabilizar, se no futuro derivado ao clima Húmido viesse a ter dificuldades em respirar o que poderá originar graves probemas de saúde no futuro.  Deram-lhe três dias para sair do País com viagem paga pela empresa (claro).

Valeu a pena conhecer uma pessoa tão boa como ele! Que Deus o acompanhe e que venha mais oportunidades iguais ou melhores que esta para ele!🙏

No final de tudo… a Prisão foi só um Pesadelo de onde Acordei!🤣

UFA! Voltei a ser Chique!😍

 

# O Mundo é dos Loucos! Eu Sou! E tu?!

Espero ter exclarecido muitos de vocês, ter “matado” a curiosidade a outros e quero que saibam que estou aqui para exclarecer qualquer pergunta aqui, nos comentários😍

Caso gostes do meu artigo podes comentar aqui e partilhar?

Se quiseres me seguir no Instagram @dri_catalao

Beijinhos Super Chique💋

 

 

Segue-nos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.