Chamaram-me ao Escritório! Adaptação à Cultura – Doha

Olá Famlilia Zappeira,

Cá estou, mas desta vez para um desabafo Curioso no Doha – Qatar. Pois há que nos adaptar e por vezes deparamo-nos com situações que para nós, são pouco fora do normal. Uma lição para quem pensa em vir para cá viver!

ACONTECEU COMIGO!

Hoje o dia não correu bem! – Cultura!

Apenas sabem que sou Assistente de Magia do Mágico, Alexis Ricardo. Ainda não vos disse onde trabalho, neste momento, não é porque tenho algo a esconder ou porque não vos quero dizer, mas sim porque aqui no Qatar trabalha-se muito por sigilo profissional e enquanto o projecto não estiver aberto ao público, não posso mencionar, pois posso me colocar em maus lençóis e aqui não se brinca no que diz respeito à lei. Aqui eles usam muito a expressão “Inshallah”, que significa ” À vontade de Deus”. Pois bem, quando chegas do País onde estavas a residir (no meu caso, Inglaterra) directamente ao Doha-Qatar a convite de uma empresa, durante uns dias tens o chamado “Training”, onde aprendes e informam-te sobre a cultura deste “Planeta”. Ficas a par do que podes e não podes fazer, como reagir e interagir com os “extra terrestres” (Qatarianos locais) e o que deves vestir ou não, consoante os costumes deles! Na minha opinião, este “training” é super importante para quem cai de pára-quedas aqui. Pois quando cá cheguei estava cheia de informações erradas lidas na Internet, de quando estamos curiosos, e não queremos chegar, digamos, “ás escuras”. Foi um dos motivos do qual fundei o zapping.pt .”Toda a verdade sobre o Doha-Qatar” -A cultura- está quase a sair cá para fora, um artigo que me está a dar muito que falar e no qual estou a trabalhar para a minha familia zappeira e portugueses que estejam interessados a entrar nesta viagem comigo. Preparem-se, vem aí bomba! Lamento informar: Não é este artigo. 😂 Foi só para despertar curiosidade! Sou terrível…Adoro! É tão chique! 🌸

VAMOS LÁ ENTÃO!

Primeiro dia, chego à empresa – Informações dadas no “training” : tinha de cobrir os joelhos e os ombros. Vestido, caso queira usar, teria de colocar collans opacos e saltos altos nem pensar! Nada dificíl, bora lá respeitar e tentar fazer o meu melhor!

Tendo em conta que cheguei para arrasar! (estou a brincar…fui formal) Mas não me safei!

O “formador” a meio do “training” diz-me -“Adriana amanhã poderia vir normal?”… PRONTO! Instalou-se o pânico na minha cabeça, “Mas o que é que ele quer dizer com “normal”?” (estava com um blazer preto, fato de macaco formal e sapatos de bico não muito altos), tendo em conta a minha profissão, faço desde backstage, luz, som a atuação em palco, não estavam a espera que viesse de fato de treino, pois não?! – isto sou só eu a supor e não passou de um pensamento, só lhe respondi –  “concerteza”-  sem entender muito bem o que responder, mas tinha de mostrar convicção não é?!😂 Apesar de saber que sempre tive o meu estilo próprio e um pouco louco, ainda por cima depois de mais de 2 anos emigrada em Inglaterra onde Londres era a minha segunda casa, visto-me sempre adequadamente ao momento, né?!

Segundo dia, nada de saltos! Calcas de ganga + top preto + blazer preto e ténis rosa gold = dentro do meu estilo estava a esforçar-me para a adaptação. Epáh, só tenho uns all star prateados e estes, não tenho calças de ganga “normais” , peço desculpa aos extra terrestres, as calças eram rasgadas com estilo, tá?! Mas usei collans opacas por baixo, o top preto a tapar o peito e como era de alças vesti o blazer preto…Morri de calor mas não tirei!😂 Afinal estou a trabalhar no departamento de eventos e entretenimento com artistas, onde todos têm um pouco de loucura e o seu próprio estilo, já para não dizer que vêm de países diferentes, usam brincos, piercings, tatuagens, cabelos compridos, barbas e penteados estranhos, fora do normal (até tenho medo de usar esta palavra 😂 ). Ok, fui aprovada! Estava “normal” e pensei que tinha entendido o significado da dita palavra!

Passado um mês e meio!

Fui chamada ao escritório dos Recursos Humanos “… mas o que tinha feito de mal?”, não estava a entender, sabia que não tinha feito nada, pareciam estar a adorar o meu trabalho, muito menos me passava pela cabeça que era relativamente a minha vestimenta. Visto que a minha área é artística  e estou a trabalhar temporariamente no escritório numa secretária, quieta no meu canto em frente ao computador com scripts, criar espetáculos, treinar em salas, reuniões e afins, enquanto não abre o tão esperado projecto, não iria mudar o meu guarda vestidos por dois meses  para “executiva”, o que não desgosto mas não faria sentido a um curto prazo.

Não fugindo à minha indignação, a senhora Árabe, apresentou-se (impossível conhecer  pessoalmente todos cá dentro) e me disse: -“Olá Dri, finalmente a conheço pessoalmente, tenho ouvido falar muito de si, muito prazer!” – Pára tudo! Pensamento – “sou famosa e não sabia!” – (estava assustada) – bem sei que o meu namorado é conhecido na empresa mas, normal e tal mas…Resolvo apenas responder, cheia de simpatia e boas maneiras, um “Nice to meet you, too”! Quando ela começa “sabe Dri….” – (Pronto o é que eu fiz?!.)… “As suas roupas são consideradas sexy e fashion”  – fiquei chocada! (até porque preciso de emagrecer…sexy e fashion???) Mas perguntei fingindo estar de acordo e nada admirada, o que estava de errado na minha roupa de atentado ao pudor 😂 (agora tem piada, mas na altura..)

Senhora Razan : – “A sua blusa é transparente”

Dri: – “Mas é larga e tenho um top preto por baixo, que nem é decotado , não exibe o peito e não estou a mostrar os ombros”

Senhora Razan : “As suas calças vincam-lhe as curvas e nota-se o seu rabo e pernas, o que é um atentado ao sexo oposto”

PÁRA TUDO! EU NÃO OUVI ISTO! – (só pensei)

Resposta da Dri: –  ” Acabei de me sentir uma verdadeira senhora meretriz (aquelas, que trabalham na profissão mais antiga do mundo), de rua, das mais baratinhas sem dentes, vestida com um  corpete vermelho e a banha a cair de fora, mostrando o fio dental em T com as calças que nem chegam as ancas!.” (foi só no meu pensamento na verdade, sorri meio sem jeito)

Dri: – “Peço desculpa, irei tentar o meu melhor, estou ainda a tentar habituar-me, pois sou portuguesa e preciso um pouco mais de tempo”

Senhora Razan: “Compreendo Dri, a melhor opção será blusa preta de gola até ao pescoço, não precisa alta mas à altura deste” 🤔 (ahhh estou muito mais satisfeita e exclarecida, não precisa de ser de gola alta mas…fácil! Só estão 23 graus, não vai custar nada!) -Bora lá tentar de novo!

Roupa do dia: Camisa branca de seda larga, top preto por baixo acima do peito e calças pretas. – Formal.

Aconteceu no dia 16 de Janeiro às 14:32,45 segundos…Entretanto esqueceram-se de me dar um pormenor importante, são normas da Empresa, apenas! Não do País! Estava a ver a minha vida a andar para trás e a imaginar-me a mostrar só os olhinhos. Depois disso mudei, fiquei pior 😂 mudei o meu estilo, na empresa, calças largas (rabo? nem vê-lo), blusa tapadíssima (mas qual mamas, qual quê?). Entretanto, já me pediram para não usar as minhas fitas (as que uso diariamente por fazer parte do meu estilo), porque reparam muito em mim, pediram-me para só usar um brinco em cada orelha e tirar o piercing do nariz a não ser que faça parte da minha cultura religiosa…sim, porque as ninjas (qatarianas) podem usar! As unhas só posso usar 2mm e se fosse o caso teria de “rapar o bigode” – “Pois, a Filipina que trabalha no departamento de vendas não dizem nada, né? Tive de olhar duas vezes para perceber se era homem ou mulher”, (goshhh! É mesmo grande! Ok, continuando…) – na minha opinião, eu acho que deveria deixar crescer..dizem que os homens na empresa olham para mim, e que eu é que tenho de controlar a situação (juro! Senti-me tão mal e tão triste!…) Mas isto dos Homens tem uma explicação, conto-vos no próximo episódio..Vai se lá entender este planeta! São regras, Okay … mas para nós não deixa de ser estranho, ainda para mais quando pensas que estás a dar o teu melhor. Andei uns dias chateada e com receio de tudo, a perguntar todas as manhãs ao meu namorado se achava que estava bem a nível de vestuário, ele dizia sempre que estava simples de mais, credooo e que tinha a certeza que não havia nada de errado … regressava sempre a casa com um se não😂. Mas não perdi o brilho! Habituei-me e arranjei um estilo para mim, continuo chique, porque a beleza vem de dentro. ESTOU MAIS FASHION E CHIQUÉRRIMA QUE NUNCA! Tirei o piercing, okay! MAS! Comecei a maquilhar-me como elas, vai de “borrar” os olhos de preto!!! Sim, só te podes maquilhar se os olhos for como os delas. (Normas da empresa)  ahhhh Ps: A maior parte das mulheres (somos poucas) nesta empresa, como não se querem dar ao trabalho e têm receio de serem repreendidas apenas usam  t-shirt larga e calças de ganda larga com ténis –  nada contra, mas o meu nome é Dri Catalão! Respeito as regras, mas CHIQUE é o meu nome do meio e uma mulher é sempre uma mulher. Mulheres deste mundo, nunca deixem de se cuidar, amar e sentirem-se lindas! Há sempre um jeito!

Já o meu namorado, teve mais sorte, só largou as jeans rasgadas , nada mau.

Conclusão, há que adaptar, aprender e resolver!

PS: Mamã, temos de ter uma conversa! Meteste no mundo um atentado ao pudor!

Aguardem cenas do próximo episódio e não estranhem EU estar a “falar” pouco…vem aí bomba!

Obrigado por me ajudarem a crescer neste projecto e pelo carinho! Sem vocês nada disto  faria sentido.

Obrigado pelas imensas mensagens privadas e pelos comentários. Deixa-me de coração cheio poder fazer parte da vossa leitura semanal 😍

A minha história, o vosso Blog!

#O mundo é dos loucos

Comentem, aqui no Blog, a tua opinião é importante e não te esqueças de assinar, caso queiras que saiba quem és🏷

Beijinhos Qatarianos 🎀

 

Segue-nos:

16 thoughts to “Chamaram-me ao Escritório! Adaptação à Cultura – Doha”

  1. Ola sobrinha chique
    Gostei de ler a tua cronica .É verdade que temos que nous adaptar au Pais onde vivemos mesmo ce pour vezes é difficile et tu não escolheste um pais facile mas tudo è un habito et tu vais conseguir
    Je t’aime
    Inshallah meu Amor

    1. Merci beacoup ma tata chique! Eu sei que com tempo vou me adaptar, nada facil mesmo! Mas tu sabes que emigrar é para os fortes! Quando regressar ás minhas origens, voltarei ´virgem` 😅 Je t´aime aussi 😍 Inshallah! Bisous Bisous

  2. Prima, o “problema deles” é que mulher linda como tu é difícil de não se ver 🤗
    Mas como a ti tudo te fica bem….. 😉 acredito que te mantenhas chique na mesma 😃
    Kiss 😘

    1. E é por isso que amo tanto a vida! A minha vida sem desafios não tem a mesma piada! Adoro vence-los 🤣 Beijinho grande e obrigado pela leitura….a bomba está quase! Beijinho chique 💋

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.