A culpa é a comida dos ÁRABES! Doha – Qatar

Olá Familia Zappeira Chique,

Cá estou eu para falar de mais uma experiência aqui, neste Planeta d´outro Mundo!

E a GALERIA não poderia faltar para que fiquem de água na boca! (sou terrivel) 😂 – clica nas fotos para ver melhor.

Já estava para fazer este artigo a algum tempo e, aliás, já me tinham pedido e como o prometido é devido…

Mas em primeiro tinha de fazer algumas provas para vos explicar melhor 😇. Então decidi ir a um BUFFET ÁRABE Chiquérrimooo, depois fui ao Souq Waquif (mercado tradicional deles onde comes bem mas bem!! E acabei por passar por mais alguns! (Que sacrifício! Logo eu que não gosto nada de comer!) 😜

Resumindo….Provei tudo, vá…quase tudo😂

Os Árabes têm diversas comidas tradicionais e para todos os gostos!

Usam muito os grelhados de cordeiro, vaca e frango (com o calor é o que apetece – para quem come carne, claro) acompanhado de saladas – entre outros muitos pratos, o peixe fresco, arroz, saladas variadas e os pratos vegetarianos, muita comida vegetarina, mesmo! O que tal como vocês sabem, para mim é ótimo!😁  Já tinha referido no artigo “Aqui é tudo à grande! Doha – Qatar“, eles adoram especiarias. Um dos seus pratos mais tradicionais é o cabrito com arroz, o falafel (vegetariano), a sopa de lentilha, a salada de fatouche com um molho especial e pão frito (nhamm ADORO!), cheese fatayar (bolas de queijo), e a shoarma arábica que nós tanto conhecemos. Uma das entradas mais conhecidas é o Hummus – uma espécie de patê que leva alho, limão, azeite e grão de bico em puré e regado com azeite, PARECE ESTRAHNO NÃO É? Garanto-vos que ficam fãs depois de provarem!

Os Arábes não fazem refeição sem o pão deles e carregam mesmo à refeição! Eles acompanham tudo com PÃO! E muitas das refeições deles é pão mais pão e pão com tudo….credoooo é tão bom, principalmente porque vem sempre quentinho para a mesa! Mas para quem quer manter o corpo chique não é nada fácil😣. Eles têm vários tipos ,como o pão de queijo que mais parecem pizzas pelo tamanho e forma, aliás, aqui a gulosa quando não resiste a esse “monstrinho da dieta” faz do pão deles uma refeição, o de requeijão e mel é de comer e chorar por mais! O  típico pão deles, é o  mesmo que usam para a shoarma, ou o mais famoso, o zattar ( o segredo é as especiarias que eles usam – uma espécie de tomilho que cresce no oriente médio, uma mistura de origem árabe tradicionalmente feita com gergelim, tomilho e sumagre. Há quem misture cominho,casca de limão, coentros e anis).

UM REPÁRO!!

Estes senhores são uns badalhocos 😂

Parte dos Árabes comem com a mãos! Acho que não estão a entender….eu sei que nós também comemos com as mãos, mas eles não usam talheres e servem-se da travessa comum com as mãozinhas que Deus lhes deu, inclusive mexem e remexem o arroz no prato antes de levarem à boca…eu acho horrível, mas há gosto para tudo e eles lá sabem. Abaixo um dos pratos tipicos deles – imaginam a servirem-se com as mãos?!🙄

O CAFÉ DOS ÁRABES!

O café deles não é café puro! Leva café, cardamom e açafrão e  tem um sabor amargo e estranho. É servido nos bules de “aladino” ( típico deles), sabem a flor lavanda e tem cor de xixi 😂 Acompanham sempre com tamâras o que é uma delicia!

SOBREMESAS

Quanto ás sobremesas….nhaaammmmm doce é sempre doce, mas alguns, na minha opinião, têm açucar a mais! Eles adoram, amam TAMÂRAS e concordo perfeitamente com o facto deles serem os Reis das tamâras, usam em tudo, até “nutela” de tamâras têm e recheiam essas ditas enormes com pistacho, caju, tudo o que possam imaginar….uma delicia mesmo! O sabor favorito deles (gelado, iogurte…) é sem duvida o pistacho – estou fã!

QATARIANAS – COMEM EM PÚBLICO?

Pois é, talvez já se perguntaram como é que elas comem se usam o “pano” e só mostram os olhinhos…então fui comer ao shopping e observei as ninjas, elas levantam o “pano” de fininho sem mostrar nada e lá se safam (não quero imaginar elas a comerem esparguete😂).

AS ENTRADAS NO RESTAURANTE

SURPRESA! Em Portugal  há quem meta as entraditas em cima da mesa …muitas vezes sem tu teres pedido…já sabes, se tocas pagas!…Por vezes estás faminto, ainda pensas duas vezes se deves 😂 ou até mesmo roubas uma azeitonazita e escondes o caroço para não pagares😂 pronto OK ,se calhar só eu é que alguma vez jà fiz isso!😂

Aqui é tudo à grande! Eles metem-te o pãozinho quentinho, a azeitona e pickles à frente dos olhos com o patê deles e tudo como apenas cortesia, ainda repetes enquando esperas pelo prato principal e não pagas nada! O segredo é não pedir entradas…claro que se pedes da lista com mais qualidade pagas.

FUI A UMA MARISQUEIRA

O marisco e peixe para grelhar…é muito fresco mesmo e ainda escolhes da montra! Eu e o meu namorado como chiques que somos não é?! Fomos a uma marisqueira (à partida o Marisco e Peixe é caro, pelo menos AQUI no supermecado) …pensámos: “bora lá largar a nota…merecemos ser chiques!” 😂. Então pedimos choco, camarão e peixe espada grelhado com arroz. Ficámos surpresos quando pedimos a conta – uma dose enorme e com as entradas “incluidas” por 59Qr ( +/- 14euros) – (ainda levámos take away- parecia mal sair de lá a rebolar não é?).  Aqui FICA mais caro comprar (só) o peixe para duas pessoas e grelhar em casa.

AS QATARIANAS NO RESTAURANTE

Aconteceu ir a um restaurante, confesso que tinha esta dúvida, mas digam lá o que eu não consigo descobrir?😂  As ninjas chegam acompanhadas dos maridos e de imediado o empregado providência o biombo para estarem a comer em privado, podendo assim elas  retirar a “màscara”.. Óbvio que o empregado que continua a servi-los não tem qualquer autorização para a olhar para a senhora!

AQUI TAMBÉM HÁ “TABERNAS”

Fomos ao souq waquif (mercado traditional deles)…sabem a taberna do “ti Ferreira” ou do “ti Manel??? Onde a higiéne não é muita, a educação nunca lá entrou e o ti ” Manel” grita da cozinha p’ra mesa “oh zé já tens o que pediste?”😂, mas as doses são enormes e a comidinha é “caseira”?!? Aqui há um lugar mesmo assim, onde se vende carne grelhada no espeto acompanhado por salada (vá, ervas…come-se) e o pão da shoarma em grande quantidade (dose para duas pessoas – 15Qr (3,20 centimos) não, não me enganei no preço😂 nesse dia o meu namorado e o nosso amigo pediram isso e eu armada em faminta fui pedir  pão de requião e Mel, pizza de atum e pão de omelette (foto em baixo), resumindo vieram três pizzas😂 por 20Qr (4euros e tal).

O Prato mais visto por aqui continua a ser a pita shoarma e o kebbabs acompanhado com batata frita e bebida por +/- 5 euros nos sitios mais caros!

 

PS: Só para ficarem a saber que depois deste BUFFET todo eu já não ando…rebolo!  😂 O que eu não faço por vocês…

Espero ter vos ajudado a conhecer um pouco mais com as curiosidades d’outro Planeta 😉

Comenta em baixo no Blog e não te esqueças de assinar, caso, queiras que saiba quem és 😉

Obrigado pelo carinho e por partilhares ❤
Bora lá zappar!

#O mundo é dos loucos! Eu sou! E voces??

Beijinhos Qatarianos🌸

Segue-nos:

6 thoughts to “A culpa é a comida dos ÁRABES! Doha – Qatar”

  1. Fantástico o que eu já fartei de rir é tão bom partilhares os teus momentos e as tuas experiências connosco 😀 #Sigaemfrente
    #ProximoArtigo
    #Drioqueequevemdai?
    #Estoudeolho

  2. Começando. .. 😄
    Finalmente “aquela” parte que aguardava 😉 Comia tudo!!!!!
    Vou tentar imitar o Hummus, parece-me bastante agradável pelos ingredientes que referiste. Adorava experimentar o café, se bem que se fosse sempre assim sentiria falta do café de cá !!!! Mas a parte de poder comer as entradas sem contar com o valor a pagar,”borla”, agrada-me 😁
    Imaginei as “moças” a comer esparguete. ..coitadas 😂😂😂😂, e eu que adoro!
    Parabéns prima 😊 estás um espetáculo. ..linda como sempre (nem que seja a rebolar – mas controla 😆)
    Obrigada !!!!
    Kisses 😘
    P.S: aguardo próximas novidades 😜

    1. Ainda bem que gostaste!EXPERIMENTA SIM!Mas depois coloca aqui a foto pleaase💋Fico feliz😉 Obrigado por me continuares a acompanhar 😁 gostava de ter postado mais fotos, mas depois o artigo, para poder ser lido nos tlm´s ficaria muito pesado e sei que grande parte dos leitores usam o mesmo para ler 😊 Gostaria também de ter escrito mais acerca deste tema, mas aqui temos regras e à “assuntos” que não podemos revelar publicamente…relativamente ao café, também tive curiosidade de experimentar e aqui bebemos nescafe, sempre dá para “disfarçar” o nosso café portugues😂Beijinho grande e chique💋

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.