Dinheiro?!. Falem-me nele! – Doha

Olá Zappeiros!

Bem vindos mais uma vez às Curiosidades d’outro Planeta -Doha!

Mais curiosidades Informativas para quem está interessado em saber mais sobre o Qatar.. Uma visão de quem vive cá, mas que poucos sabem!

Hoje o assunto é Chique! Dinheiro!

Trocos?Mas o que é isso,trocos??

As primeiras vezes que comecei a usar qatar ryial ( Qr – moeda qatariana), foram notas. Não estranhei! Quando vais ao multibanco não levantas moedas, não é?
Quando comecei a “apanhar” uberes/táxis percebi que não me davam troco?.  Nos primeiros dias arredondavam para conta certa, se o valor era 10,53Qr,  pagava 11Qr, se fosse 25,30, já pagava 26Qr. Não reclamava, pois para ser sincera, quando chegas a um País novo, e com a experiência que tenho no assunto, não conheces a moeda e sabes, também, que não vai ser em três dias que vais aprender a contar ou fazer conversões certas.
Com o tempo percebi que aqui não usam muito ou quase nada a moeda. Elas existem, mas em dois meses se vi três
foi muito. Os Qatarianos banalizam tanto a moeda por valer tão pouco que não se dão ao trabalho de andar com elas no bolso.

Lembro-me bem das primeiras vezes que fui ao supermercado e vi alguém pagar, “saca do maço” (notas) do bolso e o meu primeiro pensamento foi “Aí rico, calma que este é chique!” ,nada disso! É verdade que eles aqui não são pobrezitos, mas também a nota mais baixa é 1Qr (0,22 centimos). A unica coisa que me fez confusao foi os numeros altos!  Sim aqui a vida não é barata mas não é a isso que me refiro, por exemplo, vais ao supermercado e gastas 485,00 Qr (são 108,75 euros , ok não é barato mas a moeda parece mais, para entender o meu raciocínio, se fosse a nossa moeda, estavamos a falar de 500 euros) ?.

Deixo aqui uma ideia arredondada, claro, sempre a arredondar! ? Da moeda para os meus zappeiros curiosos.

Prova do Crime

1Qr – 0,22 centimos
5Qr – 1,15 euro
10Qr – 2,25 euro
20Qr – 4,50 euro
50Qr – 11,30 euro
100Qr – 22,50 euro
500Qr – 113 euro

 

 

 

Táxistas ou Traficantes??

Voltemos a falar dos meus ‘amigos’. Um tema que me IRRITA IMENSO! Pois fazem parte da minha rotina, tal como ja tinha dito. E quem me conhece, ROTINA não é comigo.  Sobre Dri (espreita do que falo).

No meu ultimo artigo , “outro Planeta – Doha“,  já tinha falado desta espécie, que de extinção não tem Nada!!
Aqui se queres que o transporte te fique mais barato, podes obter pela aplicação uber no telémovel, tal como em Portugal, é conta certa e até podes associar o teu cartão MB ou pagar em dinheiro. O que tem de bom é que não te podem arredondar nem para cima nem para baixo, pois o preço já está estipulado e é certo! Ótimo!

Táxistas aqui não usam Cronómetro!

Os táxistas além de estarem à porta dos centros comerciais ( parecem formigas, mutiplicam-se) à espera que ponhas um péZito fora do centro comercial para te perguntarem se precisas, parecem autênticos traficantes! Credoooo..nada chique! Sabem aquela sensação de saires da limousine e teres os flashes dos fotógrafos todos apontados para ti??? Não? Eu também não! (Foi só para dar o exemplo) É como me sinto quando chego à rua! UMA ESTRELA DE HOLLYWOOD! E só por isso ja desisti de ser famosa! Um conselho,  não te atrevas a meter um dedo no ar! Depois não digam que nāo avisei ?

Eles vão para a zona “proibida” (estão no outro lado da estrada, são proíbidos de pisar o passeio, as pessoas têm de respirar, não é?!! Uma das razões da segurança estar lá). Estas Aves fazem -se passar por clientes para estarem mesmo à porta do shopping e começam a perguntar entre dentes  “Taxi?Taxi?” Epah só me lembra os traficantes “tenho aqui da boa” (calcúlo que seja assim, digo EU?) Eles negociam o preço, às vezes o dobro! Atenção Turistas, eles abusam! (Já fui enganada, e não foi só um vez, mas o que eles não sabem é que tenho veneno no sangue!- esta foi para a minha familia). No fundo existe cronómetros, mas muitas vezes não usam e se ligam o aparelho e reclamas, do genero,  “Então mas ali está X , porque tenho de pagar mais?”, a desculpa é – “Madame, nós acordá-mos X”, e no fundo tu não queres chamar a policía, pois não queres perder tempo e sabes que muitos deles são recambiados para o País, não estás aqui para estragar a vida a ninguém, muito menos te esqueces que também és emigrante… O melhor conselho: É preciso estar dentro dos preços, e se sabes negociar, safaste!

A maior parte deles são Indianos (população com menos condições de Vida cá), não têm muitos estudos, vêm clanestinamente com visa para três meses de férias, acabam por ficar  e não sabem falar inglês, o que por vezes é complicado de comuicar e só entendem a palavra MONEY! (é o meio de se safarem aqui). Segundo a minha experiência, a melhor maneira de interagir com eles é ser simpaticamente chique –  “Eu pago X de Uber e so te dou isto, pegar ou largar! E ainda dou a escolher ou Sim ou Sim!- a resposta é sempre “YES!”? Confesso que o meu namorado fica estupefacto a olhar para mim  ? -Não papo grupos!

Segundo à conversa com alguns, os Táxistas/Uberes “enchem” o depósito com  20 Qr  (4,50 euros), daí ser mais barato táxi do que Carro próprio. E eles ficam sempre a ganhar!

Pára tudo! Meninas isto é para voces e é gravíssimo! – CARTÃO MULTIBANCO

Pois é, se pensam que chegam aqui ao Qatar e vão ter a conta bancária em conjunto com o vosso marido e continuar a esconder aquele gelado que comem  e depois dizem ” Amor, eu não como nada, como posso estar gorda?!” , ou comprar aquelas cuequinhas da Victoria Secret porque estava em promoção e ele nem vai notar porque para ele é tudo igual, ou não! Estão muito enganadas!

Aqui no Qatar, quando abres a tua conta bancária, (tudo tratado pela tua empresa do qual foste contratada, assunto mais para a frente que vou vos meter a par, todas as democracias, para quem vem para cá viver, Importante!), tem algo muito bom, ou não!Mulheres, é este o momento… PODE SER O NOSSO FIM!

Cada pagamento/levantamento ou algo que intrefira na nossa conta recebes uma SMS  no teu telemóvel e ainda para se certificarem que realmente recebes-te, enviam-te tambem um email com o teu saldo atual e montante que entrou ou foi debitado da tua conta. O que é ótimo para controlar os nossos gastos/movimentos. Aqui, Qatar mostra-nos a sua segurança a 200%…já pensaram que se forem a um restaurante e o empregado leva o cartão com ele com o teu código para pagar (só porque é chique dar o código), não tens qualquer problema se o mesmo debitou mais ou se até mesmo fez um desviozito, pois recebes a SMS na hora!

Aconteceu comigo!

Fui ás compras ao supermercado, levo o telemóvel (não sei se estão a entender, a conta está associada ao meu número de telemóvel?),  o Alexis ficou em casa, ok até aqui nada de estranho… fiz as nossas comprinhas básicas da semana. Mal meto um pézito em casa, há alguém que me diz:- ” gastas-te X”. Não é que me controle mas… Então se levei o telemóvel, como é que ele soube? …nada a esconder mas…não estou a entender?!! Quando ele me responde que estava no computador e recebeu um email com o saldo e débito. Pensamento no momento : – “ainda bem que não comprei aquela fita que vi na vitrine…bolas!” …e pronto! Moral da história –  “Acabou a boa vida!” ?

CONSELHO :

Minhas amigas, despeçam-se do jogo “esconde, esconde” ou então arranjem uma boa desculpa para abrir conta separada deles…eu não fui a tempo…mas estou aqui para vos ajudar com as minhas informações de ouro! Uma por todas e todas por uma!?

Quem é amiga? Quem é?

Duas palavras: Boa Sorte!  ?

Apetecia-me um IPHONE…tens ai trocos?! 

Sim escrevi bem! Um IPHONE!

Estás no centro comercial, vais carregar o telemóvel e porque não em vez da hora da Coca-Cola light , aproveitares a Hora do IPhone?! Basta colocares a “moeda” e obtens o teu IPAD ou IPHONE favorito. Sei lá, podes te ter esquecido do teu em casa ou ficado sem bateria e teres de enviar uma sms importante…ou então estás aborrecido e “deixa-me lá espreitar o zapping.pt da nossa amiga Dri, talvez ela tenha algo de novo para mim.?

Estamos em outro Planeta, onde tudo é perfeitamente normal. A segurança é tanta que este tipo de “ovnis”  (máquinas) estão em centros comercias, como máquinas de refrigerantes do qual estamos habituados a ver em Portugal. Aqui é impensável alguem assaltar algo que seja, ( como infelizmente, aparece muitas vezes aquelas noticías “Mais um Multibanco explodido na zona de…”). Atenção que o nosso Portugal tem muito de bom, foi so um exemplo. ?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ps.: Ele estava so a carregar o telemovel.

Carregadores na rua?!

Já que estamos numa de falar em telecomunicações vou rematar com os postes de carregadores universais na Cidade. ADORO! Acho tão chique!  ?

 

 

Gostaram? Deixem-me saber aqui em baixo nos comentários e não se esqueçam de assinar, caso, queiram que saiba quem são ?

Obrigado pelo carinho ?

Bora lá zappar!

#O mundo é dos loucos! Eu sou! E voces??

Beijinhos Qatarianos

 

22 thoughts on “Dinheiro?!. Falem-me nele! – Doha”

  1. Cátia Raimundo

    Estou a acompanhar tudinhoooooo!! ???? e estás de parabéns cativas com as tuas palavras! ?
    Beijinho e continuação de boa aventura!???

  2. Eu tamben sou louca mas menos aventureira que tu
    Gosto de ler o que escreves pour vezes rio por vezes choro mas é bon lerte ,continua
    Tata ❤

    1. És tao aventureira quanto eu tata!❤aliás,mais do q eu! Emigras-te muito Nova! Viajas-te ,e ainda Hoje vais sozinha a frança e voltas para tratar da tua saude! És uma aventureira e gueirreira! As tuas palavras sao muito importantes para mim! Amo te bjinho grande❤

  3. Marco Bernardo

    Epa fartei-ne de rir contigo e outro mundo completamente diferente. Fico a espera do proximo post hehehe Estou a gostar de os lêr, dri es fantastica amiga 😀

    1. Mais longe do que estou??? Não gostas mesmo de mim? já estou no outro lado no Mundo!?
      Sim! É outro planeta!
      Obrigado Amiga! Juntas zappamos melhor? Beijinho chique?

  4. Pingback: Aqui é tudo à grande! – Doha -Qatar – Zapping

  5. Pingback: Um dia no Deserto! Atrações – Doha – Qatar – Zapping

  6. A lot of thanks for all your valuable hard work on this web page. Kate loves getting into investigation and it’s really easy to understand why. I know all of the dynamic medium you make insightful solutions on this web blog and as well as foster participation from people on that idea so our girl is certainly discovering a lot of things. Have fun with the remaining portion of the new year. You are conducting a powerful job.

  7. My wife and i were very thankful when Peter managed to round up his survey while using the precious recommendations he received when using the weblog. It is now and again perplexing to simply possibly be releasing tips and hints which usually the others might have been trying to sell. We really take into account we now have you to thank for this. These illustrations you made, the straightforward website navigation, the relationships your site make it possible to promote – it is mostly unbelievable, and it is making our son in addition to us understand this theme is satisfying, which is certainly very vital. Thanks for the whole thing!

  8. I’m also commenting to let you be aware of of the excellent discovery my cousin’s child enjoyed checking your blog. She discovered a wide variety of details, most notably how it is like to have a marvelous coaching heart to get many more easily fully understand certain complicated matters. You actually did more than my desires. I appreciate you for delivering such great, healthy, educational and also cool guidance on that topic to Evelyn.

  9. Hello! Do you know if they make any plugins to assist with
    SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Thank you!

  10. Thanks for one’s marvelous posting! I definitely
    enjoyed reading it, you might be a great author. I will ensure that
    I bookmark your blog and will come back sometime soon. I want to encourage you
    to definitely continue your great work, have a
    nice afternoon!

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *