O que é o Eid Mubarak ? A festa dos árabes

Afinal que festa é esta tão falada e importante para os árabes?

Hoje à conversa com um aluno meu árabe aqui no Qatar, que por sua vez, aprende português, surgiu este assunto que achei bastante interessante na cultura deles, árabes muçulmanos. Sim porque existe árabes não muçulmanos (eu pelo menos, antes não sabia).

A palavra Eid significa “festa” e Mubarak significa “benções” e por isso, Abdulla contou-me em primeira mão que é dia de mostrar generosidade perante Allah.

Existem duas EID , depois do Ramadão, onde se quebra o mês de jejum em meados de Maio ( espreita aqui o artigo sobre o Ramadão)e o Eid al-Adha, agora nos finais de Julho para Agosto.

EID AL-ADHA é um festival islâmico para comemorar a disposição de Ibrahim (também conhecido como Abraão) em seguir a vontade de Deus (Allah) de sacrificar seu filho Ismael.

MAS AFINAL O QUE ACONTECE nesta data?

“É um festival muçulmano que dura quatro dias e que sucede a realização do haje , a peregrinação a Meca. É comemorado a partir do décimo dia do mês de Dhu al-Hijjah (no último mês do ano lunar no Calendário islâmico ). Ocorre 70 dias após o Ramadão as festas coincidem com o Haje”.


O Eid al-Adha que significa “Festa do Sacrifício”, é quando os muçulmanos sacrificam a ovelha e todos ao redor observam!

Não conseguiria assistir, até porque sou vegetariana 😩mas são religiões e há que “aceitar “e respeitar cada um… ou não 😩 aliás, por acidente já assisti em ecrã\tela grande aqui nas ruas no Mundial , mas porque não sabia que iria acontecer e não demorei 2 segundos para fugir!

Mas porque sacrificam a ovelha?


Então matam uma ovelha para praticarem o bem e serem generosos com os mais necessitados. Juntam suas famílias e comem juntos em grandes festas em casa com muita harmonia e agradecimento a Allah pela fartura da família. Uns partilham a ovelha entre eles também e outros apenas distribuem pelos mais necessitados que nada têm para comer.

ENTÃO MAS PORQUÊ? Explica melhor Dri!

No Alcorão ( a bíblia deles), o profeta Abraão, que acredita em Deus, teve um sonho em que ele mata o seu filho. Então Abraão oferece Ismael como um sacrifício a Deus!

O profeta revela ao filho o seu sonho, e este diz ao pai para respeitar a vontade de Allah. Sendo assim, ele desloca-se para o Monte Arafat e de acordo com o seu filho, o profeta prova a sua fé dispondo-se em sacrificar Ismael.

A partir daí ALLAH providencia um cordeiro!

Este dia é por isso um feriado público.
É um dia de folga para a população em geral, para as escolas e a maioria das empresas estão fechadas.

Matei a vossa curiosidade??? Melhor do que matar a coitada da ovelha…

Sabias disto? Comenta aqui e partilha!

SEGUE-ME  no Instagram para veres a GALERIA DE FOTOS DO DOHA-QATAR  @dri_catalao

Beijinhos Super Chique

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *