Testemunho de UM ANO A VIVER e TRABALHAR no Doha-Qatar!

30 de Dezembro 2018, Doha, Qatar

Fez um ano que entrei no País exatamente no dia 1 de Dezembro de 2017.

Preparados para viajar comigo até DOHA , desta vez com outra visão???

Primeiro prepararem as pipocas…é extenso? mas vão adorar!

Olho ao meu redor, o sol brilha, os pássaros a cantar, respiro paz, silêncio, ar puro em ambiente calmo como se estivesse num SPA de férias todo o ano! Está calor, não como no verão mas…22 graus é suficiente para  mergulhar na água gelada. Observo as pessoas à minha volta…umas estão tão sozinhas quanto eu, de livro no colo, lendo e prestando atenção ao que está acontecer aqui. Outras vivem como todos os emigrantes cá, a falar via web cam com seus amores, família, filhos, pais e amigos (só assim mata um pouco o nosso vazio não é?). Outras tiveram a sorte de receber cá a sua família (aí que inveja da boa, que sorrizão vejo no Camilo , meu vizinho, com a mulher da sua vida cá….numa data tão sensível para nós (Natal), os corajosos, que não podem ir ao seu País, nem tão pouco recebê-los!

É exactamente neste momento que a nostálgica vem! Penso! Meu Deus que és tão bom para mim….é esta a vida que tenho? 2018 trouxe muitas novidades à minha vida e uma nova viagem ao Mundo, desta vez, como sabem estou no Qatar, Exactamente, 1 ano em Doha!

Mas será que Doha é o que todos os que NÃO vivem cá, pensam?

Pois é! Eu precisei de 1 ano para tirar conclusões dos PRÓS e CONTRAS de VIVER NO QATAR!

DOHA -QATAR tirou-me tanto quanto me deu! Ele trouxe-me novos costumes, culturas e realidades! Uma aprendizagem, uma visão tremendamente, tão diferente de estar no Mundo! Enfim, mais um ano de viajante, mais um ano de emigrante…SEMPRE A APRENDER E A DESCOBRIR!

DOHA aumentou-me a maturidade, trouxe-me auto-conhecimento e até mesmo auto-controlo sobre mim mesma, aprendi a enfrentar situações que nunca na vida pensei que teria de o fazer! Ao contrário do que muitos pensam, Doha-Qatar não me trouxe liberdade….liberdade de expressão! Sou Europeia, Portuguesa e latina! Doha é sem dúvida Liberdade, liberdade de espírito, de paz interior, de viver em harmonia…mas Qatar também é uma bolha! Qatar é o paraíso a nível de paisagem, tem lugares incríveis onde passear, espairecer, como no parque MIA, ver o mar na CORNICHE, ir ao SOUQ WAQUIF (mercado livre  cheio de coisas boas e acontecimentos diários fantásticos), andar de barco ou até mesmo encher a “pança” em brunches  e buffets maravilhosos de comida árabe incrível!?

Entre outros…

 

“- Então e essa bolha?” ?-  Sim BOLHA! Qatar ao fim de conheceres Doha , é isto! Anda à volta disto! Lembro-me quando aqui cheguei, fiquei deslumbrada…. e atenção! Continuo a amar este lugar lindo e Maravilhoso!

Algumas pessoas que conheci e muitas das que já não estão cá, comentavam : -“Espera para ver…uma semana já conheces tudo e não há nada de novo” – não entendia! Agora sim!

É ótimo para passar férias, mas quando já conheces-te , não tens o café da esquina para abstrair, as pessoas não socializam muito, acabam por fazer casa-trabalho, trabalho-casa e trabalham muito!

No verão só consegues estar dentro dos estabeleciemntos derivado ao calor.  Existe lugares de diversão sim! Como falo em outros artigos aqui no blog sobre o Qatar, ou nas Curiosidades , mas e…. paciência para apanhar Uber ou andar no trânsito para todo o lado que nos movimentamos, onde está??

Ahhh é verdade,  experimenta procurar uma “saída, uma baladazinha” hoje…vai à Internet! Por mais que haja, eles não são muito amigos da publicidade ?.

Nas redes sociais, youtube e notícias sobre o Qatar, só sai o que o País deixa! E claro, pelas melhores razões.

O que encontras mais para ler é que não é permitido isto e aquilo ….GENTE!

Nós, pessoas “não muçulmanas” podemos fazer uma vida normal, mais normal do que muitos pensam! E para tudo, mas tudo, se dá um jeito!

Quando aqui chegas achas que tudo é proibido e que não é permitido fazer isto e aquilo…as pessoas chegam a assustar-te! ? Não  compliquem ? É claro, que ninguém vai andar a gritar por aí  outras “maneiras” de como se faz seja o que for ou a forma mais fácil de obter tal, Né?!

Falemos do que mais chateia aqui!

Quando pesquisava sobre o Catar, não “ouvia falar” do quanto os indianos são chatos com o:  -“Táxi mom, uber , same price….” (palavras chave deles, pois pouco ou nada falam inglês) e tentam-se safar aos “molhos” nas ruas para conseguirem clientes (zappeiros , esses não são os “verdadeiros” ubers ou táxis, cuidado!).

Não falam também sobre o quanto é chato, SER mulher, estar com o seu próprio marido ao lado e ser literalmente “chupadinha, comidinha”  ? de alto a baixo, não pelos qatarianos, pois esses são educados e atiram antes papelinhos com o número de telefone (é mais chique) ? , mas por indianos e árabes de outros países que mais parecem nunca ter visto uma mulher à frente.

Aqui aprendes a ser rude,  aprendes a dizer NÃO quando ainda nem abriram a boca, é desconfortável a oferta que existe!

Grande parte da população  é filipina, o que não precisas de ir ás filipinas para aprender a língua, não respeitam os outros, falando aos berros entre eles nos estabelecimentos, enquanto te estão a atender ao mesmo tempo! E Ainda “apanhas” com o “MOM” (madame) deles! Palavra que  chega a irritar de ouvir umas 5 vezes numa frase de 7 Palavras ?- “Hello MOM, how can I help you MOM?..no MOM, yes MOM…we don´t have MOM!…”? Chego a chamar-lhe o sindrome de MOM! E ainda!  Muitos não têm experiência para trabalhar, ok! Até aí tudo bem, todos nós temos direito a oportunidades! Os filipinos são grande população por serem o povo que mais fácil  de obter trabalho aqui , pois é das “mão de obra mais barata” e visa mais fácil também. Mas não existe um “training” da parte das empresas, uma explicação de como servir ou atender o cliente, é tudo ás 3 pancadas! O serviço aqui não é muito “educado” e se marcares algo ou pedires informações, dizem que ligam de volta…. bem podes esperar sentado, tens de andar atrás do serviço e és tu que pagas, fora se fosse grátis!?

Algumas empresas devem salários até 4 meses  a pobres coitados que cá estão a trabalhar para enviar para as suas famílias e ainda têm de guardar para sobreviver. Empresas que “não têm coração” e simplesmente rescindem o contrato porque sim!

FALEMOS DE PRAZOS….Nada é entregue ou feito a horas e mudam de opinião como quem muda de cuecas! ??

Vou vos dar um exemplo:  MAIS uma lei em vigor,  o álcool, refrigerantes e tabaco aumentou 100%, ou seja para o dobro. Após 15 dias, mais ou menos, saiu outra lei …que o preço voltou ao normal e que agora aumentou apenas 30% do valor.

Não vamos falar de organização mesmo! Pois não?!  Acho que de todas as pessoas que falei e partilhei algo, disseram-me sempre :- “Aí Dri tiraste-me um peso de cima, pensava que era eu que não sabia trabalhar!” ….Isso acontece porque o País é sim dos Qatarianos (as empresas são deles, eles são os investidores), mas é gerido (maior parte, claro que existe excepção) por outras nacionalidades ou árabes de outros países que “pensam” ou “inventam” ter experiência para cargos superiores, quando na realidade, no País deles vieram de uma área completamente diferente.

Os Qatarianos, que tenho conhecido são pessoas incríveis e de uma educação chiquerríma! Mas como em todos os países…alguns fogem à regra e bem! Assisti a situações de ficar de boca aberta:

 Presenciei,  chegar um carrão topo de gama , entregar as chaves para o rapaz “arrumador de carros” à porta da discoteca e por fim atirar a beata|cigarro para o chão à frente do empregado – “limpa“.

PARA QUEM PERDE O EMPREGO AQUI, OU MUDA-SE PARA VIR À PROCURA

Nem sempre é fácil, mas também pode ter sorte! Isso! Sorte! As pessoas não se metem nas vidas umas das outras e às vezes até se tornam egoístas por medo de perder a sua própria posição, por isso poucos ajudam! Aqui não existe a entrega de currículo “porta-a-porta”, é tudo via sites de emprego e esses são visitados por milhares, mas milhares de pessoas diáriamente! O País prefere trazer pessoas de fora do que dar emprego aos que já estão cá…tudo a ver com a facilidade para eles, dos vistos (turista, trabalhador…) e os salários, muitas vezes, são mais altos se negociados à distância.

Aqui quando o empregador sabe que vives cá e tens mais noção da moeda, oferece-te muito menos e menos condições também em termos de casa, transportes, etc.

ADORO quando as pessoas dizem: –

“Qatar é riqueza!..”

Zappeiros quem é rico aqui são os qatarianos e não os emigrantes! Alguns têm qualidade de vida e não me queixo da minha. ?? Os salários são mais altos, mas as contas para pagar também.

” Aí Dri quem me dera! Como vives bem…”

É aí que me pergunto: -” Mas o que é viver bem?”  ? Não  sou rica, luto como todos para obter sempre uma vida melhor.  Tem custos viver no Qatar, é caro! O supermercado é caro, as rendas são caras (para viver no centro) e para viveres no deserto, no meio do nada sem acesso a nada , não obrigado e só quem está cá entende!?

As perguntas mais frequentes que recebo, ultimamente, via email ou no meu Instagram, estão respondidas no meu artigo VOU VIVER PARA O QATAR E AGORA??? O que saber para poder viver no Doha-Qatar! Perguntas Frequentes!

Mesmo assim, estou a preparar mais um artigo ,”DICAS PARA VIVER NO QATAR”, com outras questões não respondidas, algumas  já estão nos comentários de certos artigos do blog ZAPPING.PT .

Disse à pouco que Doha acaba por ser uma bolha!  Não fazes mais do que isto! E NÃO TENS ACESSO AO MUNDO “NORMAL”  lá fora….tens um paraíso mas será que é só isso que precisas?

Este País coloca-te à prova, grande parte do tempo, não pelos Qatarianos mas pelas pessoas que vivem e trabalham cá.

Doha mostrou-me ao vivo e a cores o que já sabia, mas nunca tinha presenciado de tão perto, como as pessoas que ganham tão pouco conseguem sobreviver.. isso! Sobreviver!

Como se consegue esconder tanto a realidade das coisas,

mas mostrou-me também que quando tens tudo, não precisas de “tudo” para ser feliz a não ser amor! Doha é tudo e nada! Doha é o 8 para muitos é 80 para alguns! Sei de muitos casos, que o salário é bem maior para quem chega aqui em comparação com os Paises de onde vêm , mas que aqui nao chega para viver. Só ver para querer!

Qatar tem tanto de bom como de menos bom?.

Por falar em menos bom,  Doha tem muitos animais (gatos) abandonados por pessoas que apenas acham piada, porque são pequeninos e depois esquecem-se que quando deixam o país, eles também pagam bilhete de avião deixando-os para trás como objectos sem sentimento. Mas também pessoas com um coração enorme,  que cuidam desses “meninos” que não pedem para vir ao mundo! Eu mesma faço o meu voluntariado?

Qatar também tem pessoas nas ruas a pedir dinheiro para sobreviver (mas esses não estão sentados no chão, nem mal vestidos, apenas “rondam” as pessoas com um “psssttt ajude-me com qualquer coisa”, sem que o país se aperceba para que não sejam deportados).

2018 proporcionou-me até agora, um ano no Qatar e  mostrou-me, aliás, comprovou-me,  que Ser chique é muito mais que viver no Qatar! Ser chique é ser a Dri, eu mesma…socializar e ter carinho, amigos e família sempre no coração! ❤️ Ser chique também é saber a diferença do que realmente precisamos para viver e não do que os outros pensam que precisam para ser feliz!

2018 deu-me uma nova vida, um novo começo, mas com fim … tudo é temporário (estou consciente que é uma viagem temporária…VIAGEM DA BOA!) …mas…

Tens de ser forte para viver no QATAR.

PARA QUEM PROCURA MUDAR-SE PARA CÁ….

Doha PODERIA resumir-se  a paisagens lindas, conforto e o bolso recheado de Qatar Ryial (moeda local)… No fundo o que muitos emigrantes que vão para fora, sonham! Isto seria o lado mais bonito de um final de uma história feliz… Na realidade, hoje vejo muita gente a chegar ao país todos os dias,  mas também muita gente a partir!

Se pudesse voltar no tempo… voltaria a repetir? Claro que sim! ….Mas com alguns ajustes!

” MAS DRI….Como consegues viver num país com tanta restrição???”

…. Acrescento : -“Meus amigos zappeiros, a isto chama-se “crescer” e “aceitar” outras REALIDADES! Estou aqui de passagem!

BOM ANO 2019 A TODOS….E BOAS VINDAS AOS QUE ESTÃO CÁ POR CHEGAR!

Doha é maravilhosa! Pelo menos para mim ❤️


. CLICA NA FOTO

# O Mundo é dos Loucos! Eu Sou! E tu?!

Espero ter exclarecido muitos de vocês, ter “matado” a curiosidade a outros e quero que saibam que estou aqui para exclarecer qualquer pergunta, nos comentários em baixo?

Gostas do artigo? Epah comenta aqui e partilha!

SEGUE-ME  no Instagram para veres a GALERIA DE FOTOS DO DOHA-QATAR  @dri_catalao

Beijinhos Super Chique?

Segue-nos:
error

7 thoughts on “Testemunho de UM ANO A VIVER e TRABALHAR no Doha-Qatar!”

  1. Realmente colocou a realidade do que é viver no Qatar amiga… e ser feliz depende muito dos valores de cada um. Viver fora nos faz abrir mão de muitas coisas… tah ganhamos outras mas nem tudo vale a pena por dinheiro como você disse.?

    1. Nem tudo é bom, nem tudo é mau amiga…amizades são das melhores coisas que levamos daqui, por exemplo,tu és das melhores coisas que levamos do Qatar!? E o PAIS É LINDO!Beijinhos chiques!

  2. Mais um texto muito intimista, que nos envolve completamente na “tua aventura”! Parabéns! Espero que as partes menos boas sejam bem inferiores às boas….para que possa sempre ver esse teu sorriso lindo! ❤

    1. Oh minha querida amiga! Claro que sim!Conheces-me! Sou uma fénix chique! ?Está sempre tudo bem! É tudo muito, muito generalizado, como disse, Qatar tem coisas boas e menos boas!E nada é para sempre, tudo é passageiro. AQUI SÓ QUIS MOSTRAR QUE QATAR É UM PAIS COMO OS OUTROS, OU NAO ?? beijinho grande

  3. Boas,

    Estou no Qatar há 6 meses e estou 100% de acordo com a tua review, na realidade este país não é mais do que uma série de realidades não iguais e paralelas .

    1. Obrigado Joao pela tua leitura! tenho muito mais para “falar” sobre este Planeta d’outro mundo que nos acolhe para trabalhar e viver! Caso queiras deixar aqui a tua experiencia em palavras para outros leitores, por favor “feel free” para faze-lo! beijinho chique

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *