Procurar Emprego e Salário em Doha-Qatar

Olá Zappeiros!

Hoje finalmente escrevo este artigo respondendo à pergunta mais Frequente pelos leitores no Blog!

ALLAH (Deus dos Islâmicos) sabe o que sofroooooo!

Uma das perguntas mais frequentes de quem me procura, seja por envia e-mail, ou nos comentários das minhas redes sociais do Blog.

Desde já aproveito para lembrar de me seguirem através do Instagram e Facebook (clica nas letras a cor) onde podem “matar” a curiosidade sobre este planeta d´outro mundo e acompanhar os “sabias que…” em cada foto que posto!

Muitos leitores do WWW.ZAPPING.PT que vêm ou que querem vir para cá viver ficam super assustados e completamente perdidos! É perfeitamente normal!

Pois sabemos que estamos a falar de uma moeda nova (qatar ryial) para nós, e depois de um custo de vida completamente diferente do nosso, portugueses e brasileiros! Zappeiros calma! Não entrem em pânico pois esse sentimento é super normal e nada chique!

Quando se procura informação sobre trabalho no Qatar, principalmente em português , não se encontra muita informação, aliás, as informações mais famosas são sempre as mesmas fotos e apenas a parte da “proibição”, como já escrito no artigo TODA A VERDADE SOBRE DOHA QATAR , não é bem assim como falam e muitas vezes já vos fiz ver isso. Já mencionei em alguns dos artigos que não se pode escrever tudo o que se sabe sobre o País pois podemos mesmo ser banidos das redes sociais ou vir a ser punidos de outra forma quando cá vivemos, é serio!

Como explico no artigo VOU VIVER PARA O QATAR- PERGUNTAS FREQUENTES (clica no link com cor), a melhor opção de vir para cá morar é mesmo seguindo todos os passos que está lá . Aproveita e esclarece muitas das dúvidas que podem ser também as tuas e não te esqueças de deixar o teu comentário.

PRIMEIRA GRANDE DICA:

Para trabalhares no Qatar precisas de saber falar Inglês ou árabe!

Então mas como procuro Emprego para o Doha-Qatar??

Por experiência própria e por experiência de amigos e conhecidos cá em Doha, não é fácil encontrar emprego no Qatar quando já cá estás! Aconselho sempre a procurarem a partir do país onde estão pois assim “jogam seguro”!

No entanto não é impossível e irei vos dar algumas dicas mais para a frente de como tentares a tua sorte! Tentar não custa e há quem consiga sim! Mas repito! Sorte! Persistência e Paciência são as palavras chaves, se já cá estás a viver!

A melhor opção é mesmo vir para cá já com emprego ou com um proposta de trabalho feita por uma empresa ou até mesmo pela tua própria companhia se for o caso de já estares empregado, e em acordo com o Qatar, pois irão te tratar de tudo! Não te esqueças que a empresa daqui do qual vais trabalhar, tem de te garantir o tal “sponsor” (clica aqui para saberes o que é) e responsabilizar-se por tratar do teu visto, pagando a tua viagem de ida e todos os outros direitos que tens tais como se não correr bem, assegurar-te a tua viagem de volta ao teu país.

Mas sim, também podes tentar a tal sorte , não impossível, com procura da vossa parte via internet na vossa área de emprego ou algo que tenhas experiência.

Atenção porque agora é mesmo importante saberes!

Quando é a empresa a oferecer o trabalho e não estás cá a viver, normalmente eles enviam-te a proposta de trabalho questionando quanto será o salário mais justo para ti! Eles não te oferecem salário sem te perguntar quanto é o “teu valor”! Muitas vezes acabam por te oferecer um pouco mais do que pedes, o que não deixa de ser um bom “deal” para eles, mas como não estás familiarizado podes vir a sentir enganado quando entenderes sobre a moeda aqui.

Não estou a dizer que as empresas aqui te tentam enganar, elas oferecem-te e tu só aceitas se quiseres! Em muitos dos casos oferecem-te logo uma boa negociação de salário, depois de saberem o “teu valor”! Eles funcionam assim , é estranho sim!

É exatamente neste momento em que te fazem essa pergunta que a Dri é “bombardeada” com perguntas tais como “Dri quanto devo pedir para Engenheiro não sei das quantas?” ou “Dri recebi um a proposta de trabalho em que me perguntam quanto quero ganhar, quanto posso pedir para ter uma vida média no Qatar?”

Zappeiros vamos lá falar sobre isso!

Aqui não existe salário mínimo muito menos salário fixo!

As empresas no Qatar pagam consoante a nacionalidade em que os Europeus, Americanos, Canadianos e Australianos estão entre os salários mais altos! O facto de vires de outros países também influência, como por exemplo, eu viva em Inglaterra quando me mudei para cá.

DICAS PARA CALCULAR O MELHOR SALÁRIO

Não nos podemos esquecer que somos emigrantes e que entre imensos objetivos diferentes de vida, há um igual para todos! Juntar dinheiro!

Tenham em conta que 2000 mil euros em Portugal ou 2000 mil reais (moeda brasileira) não vale o mesmo aqui do que no nosso país e que o custo de vida no Doha-Qatar é bem Maior!

Vamos lá acordar para a vida e deixar de sonhar com o “toda a gente que vive no Qatar é rico”!

Ter em conta e atenção se a empresa te está a incluir as tais chamadas Allowances (casa, transporte e comida no salário) ou à parte do teu salário base ou se é da tua responsabilidade pagar. É muito comum também, se ainda não estás cá, a empresa te dar acomodação para viver, ou nos primeiros tempos até encontrares o teu caminho, mas com prazo. Ou mesmo acomodação incluída enquanto trabalhas para eles e salário completo.

A Tua posição na empresa e experiência também conta!

Aí já te ajuda a decidir um pouco!

Atenção ao salário base com allowances à parte ,se for o caso de teres allowances no contrato de trabalho , aqui é muito normal as empresas mudarem de ideias e quando já não precisam mais dos teus serviços, muitas vezes, e não em todos os casos, claro, só te pagam sobre o valor base e não valor total.

Exemplo:

Salario base: 8500 qar

Transportes allowance: 2500 qar

Acomodação allowance: 8500 qar

Outras allowances: 1500 qar

Salario total 21 000 qar

Para além de acomodação e transportes incluido, se vens com filhos ou pensas em trazê-los para cá , tens de ter acordo com a tua empresa para te pagar os estudos, pois escolas públicas aqui é algo escasso e ninguém aconselha.

IMAGINANDO que o teu salário é …

10 000 mil qatar ryial ( +\- 2.490 euros ou +\- 11.350 reais brasil ) pagar renda, comida e Uber para ir trabalhar ou carro próprio. Não dá para viver uma pessoa sozinha ou um casal sem filhos em que só o marido trabalha! Quer dizer, dar dá mas então tu não gostas de socializar, ir a uma “baladazinha”, ou a um bar, ou comer fora as vezes e só gostas de casa-trabalho, trabalho-casa. Não estou a falar de quem fuma (não é o meu caso) , bebida alcoólica para quem gosta socialmente ou ir ao shopping (não todos os meses, claro e é só um exemplo), salvar algum no final do mês ou até mesmo, como muitos de nós emigrantes, enviar para o nosso país para ajudar a familia ou investir no nosso futuro.

Pára tudo!!!

Quem disse que não consegues vir qui por 10 mil qatar ryial por mês????

Conseguir, consegues! Mas vives mais longe do centro da cidade, no meio dos indianos, Sri lanka, Blangladesh… (nada contra mas podemos falar sobre isso quando cá estiveres e presenciares essa situação ao vivo), VÁ NADA DE MAIS, apenas te sentes um extra terrestre ou podes viver no deserto também e pagar mais de transporte para chegar ao trabalho, já para não falar no caos do tráfico matinal das crianças ai irem para escola e pessoas para trabalhar! Existe casas muito boas e baratas de ótimas condições no meio dos bairros de baixa classe (é preciso saberes encontrar e já cá estares a algum tempo), isso vai depender do conforto que queres para ti e dos teus objetivos de vida aqui. Cada um sabe de si e não vejo mal nenhum.

Quando és tu a procurar emprego

Aqui tens dicas muito importantes!

Atenção que muitas vezes nos sites pedem nacionalidades especificas, conforme a mão de obra e os indianos e filipinos ganham derivado à mão de obra mais barata no país!

Procura sempre em Inglês e em GOOGLE.QA

Alguns dos sites de emprego mas procurados aqui: Bayt, Indeed, Jobs in Qatar, Gulf Recruiter job, Naukri Gulf job , Akhtaboot, LinkedIn , Gulf Talent , Direct employers, Monster Golf, Qatar living jobs , entre muitos outros.

Acontece muitas vezes as empresas requisitarem nacionalidades especificas ou pessoas que falam árabe ,outras só trabalham com Europeus, ou Indianos, ou só filipinos (o que acontece muito dependendo da área de trabalho em questão) .

Digo isto porque, a maior parte de trabalhos de hotelaria e restauração, por exemplo empregados de mesa, recepcionista, limpeza de quartos e por ai ,quando não managers (gerentes) dão lugar a essas nacionalidades aqui pelos salários baixos, o que no país deles é um salário acima da média! Falamos também de trabalhos como drivers de ubers ou transportes escolares ou chofer particular, caixeiro de supermercado, entre outros muitos serviços que no nosso país pode vir a ter um salário minimamente razoável.

Pode estar nos requisitos para te candidatares ao trabalho, o chamado NOC, ou work visa ou resident QI, depois há os que não pedem nada e tratam de tudo para ti mesmo passando o teu visto de turista para trabalhador como teu novo visto, acomodação e tudo mais.

Imaginando que queres vir para cá tentar a sorte e com visto de turista ou já estás cá mas por algum motivo perdeste o emprego a informação abaixo é para ti!

No Doha a entrega de currículos não é comum nem permitida em mãos, não chegas a uma empresa/espaço e entregas o teu cv. Já foram tentadas essas formas, a resposta é que tens de enviar online , existem sites específicos para encontrar emprego no Qatar e por esse motivo muitas vezes não chegam se quer a abrir o teu currículo! São milhares, sim milhares por dia!

Espero ter sido bem chique e informativa neste artigo!

Prometo escrever um caso de insucesso sobre um casal brasileiro na tentativa de emprego aqui no Qatar, e outro caso de sucesso de uma Rapariga solteira de nacionalidade Grega no Histórias de vida do blog.

O próximo artigo vão adorar e estou muito desejosa de lançar! Já está no forno “10 COISAS QUE TENS DE SABER SOBDE DOHA-QATAR!”, só mesmo neste planeta d´outro mundo do qual vos vai deixar de boca aberta!

Queres saber mais sobre o QATAR? clica aqui

Gostas do artigo? Eu sei que és chique por isso COMENTA aqui abaixo e PARTILHA!

ESPREITA O BLOG! Clica em historias de vida Desabafos ou sobre o zapping.pt

SEGUE-ME  no Instagram para veres a GALERIA DE FOTOS EM DOHA-QATAR  dri_catalao e GOSTA DA PÁGINA DO Facebook (clica nas letras a cores)

Beijinhos Super Chique!

7 thoughts on “Procurar Emprego e Salário em Doha-Qatar”

  1. Celsa parent

    Ola sobrinha chique
    Li o teu article com muita tenção e carinho
    O problrma de muita grnte è pensaren que somos rlcos quando emigramos
    Não digo sue ce viva mal mas näo ce pode viver como muita gente faz aqui em portugal
    Iren au café varias vezes pour dia e iren comer varias vezes pour mês au restaurante
    Certo que não vamos ser escravos mas temos que por un serio travao
    E lindo e informativo o que escreves
    Beijinhos sobrinha chique ❤

  2. Gilberto Junior

    Olá, Dri!
    Excelente artigo. Suas informações são super valiosas.
    Muito obrigado pela ajuda.
    Você é 10.

    1. Ahhh muito obrigado Gilberto por leres os meus artigos!
      Caso alguma outra questão é so perguntar que respondo ou até mesmo escrevo um artigo sobre o assunto!
      Beijinho Chique

Deixar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *