Toda a verdade sobre o Doha – Qatar! – Cultura

Ola Zappeiros!

Certamente, já se tinham questionado porque ainda não tinha escrito sobre a cultura do País, tudo tem um motivo!Pois é, antes de fazeres uma mudança tão grande como esta, sim grande! Estás num País em que a cultura é completamente diferente da tua e tens de seguir a regra deles, os árabes! É verdade que algumas infracções leva-te mesmo à cadeia! Aqui eles não brincam! Mas se souberes levar, e entender o motivo de cada “regra”, entendes que não é assim tão difícil. Precisas de tempo para entender e digerir. Perceber que nem tudo o que dizem é verdade…e que há sempre um jeito de poderes agir “normal”.  Mas, antes disso, enfrentas 3 fases : primeiro vem o medo e sentimento de que tudo é proibido, depois o pânico de querer desistir ou pensar se vale a pena e no final entendes que só tens de te habituar 😀 e tirar partido das muitas outras coisas boas deste Paraíso!

“PRIMEIRO ESTRANHA-SE E DEPOIS ENTRANHA-SE!

E como não sou excepção à regra, também tive dias dificéis, e sim! Também me passou pela cabeça, na rua, fingir tropeçar numa das abayas delas (vestimenta preta)  e puxar o pano só para ver o que está por baixo…OK, ok, admito o meu lado de louca e que só eu e que tenho estas ideias 😂 Fiquem a saber que não precisei e que consegui o que queria…sou tão teimosa. Sei lá, é chique ser assim! Conto-vos mais abaixo. PREPARADOS???

As mulheres vestem Preto e os Homens branco

Pois é, as mulheres andam todas de preto com a ABAYA (vestido que cobre todo o corpo à excepção da cara, mãos e pés), umas cobrem a cara e só deixam os olhos, outras cobrem tudo mesmo, deixando uma rede negra ou com um tecido visivél só da parte de dentro! Os trajes vão conforme os costumes de cada família. A intenção é não chamar a atenção dos homens. (Pergunta do meu namorado no supermeracado : -“Como é que o marido sabe que é a esposa dele se elas são todas iguais?”😂 (Boa pergunta ao qual ainda não encontrei resposta).😂

Os Homens usam TÚNICA branca e um TURBANTE na cabeça –  indica a posição social, a tribo a que pertence e até o seu humor naquele momento, dizem também que as cores dos turbantes mudam consoante a região do Árabe e podem chegar aos 45metros de comprimento!

Sabiam que as Mulheres vestem PRETO por serem a sombra do Homem??

FOTOGRAFAR

É proibido fotografar as Qatarinas sim! Mas, só se não pedires permissão! Elas não são nenhuns bichos e tem umas muito simpáticas, podes falar com elas e até tocar se for o caso.

ROUPA, O QUE PODEMOS E NÃO PODEMOS USAR

Ok chegou o momento difícil para nós portuguesas, que quando um único raío de sol espreita, já estamos prontas para o Verão! Pernoca ao léu e manga cava! Adoro! DRI ESQUECE! Na rua, podemos usar o que quisermos, afinal não somos árabes nao é? Desde que não mostre a barriga, joelhos e ombros , o mesmo para os homens e não, não temos de cobrir os cabelos. Convém andarmos com um lenço para dúvidas, caso entremos numa mesquita (onde rezam)ou outro sítio mais restrito  para cobrir-mo os braços e também porque existe ventos fortes que vão e vêm, por causa da areia/pó no ar. Esqueçam sair de casa sem fechar as janelas, podem chegar e encontrar uma surpresa!

PRAIA – TANTO CALOR!

Biquíni, então eu que adoro ser chique ! Nas praias é proíbido usar, levas uns calções á bimba até ao joelho e uma t-shirt à surfista, nada mau! Mas atenção! Se fores a um Hotel podes usar bikini à vontade e fazer a tua vida normal. As ninjas (qatarianas) usam tudo tapado, mas em tecido de bikini, a primeira vez que vi uma, pensei que estava a ver um tubarão à minha frente. 😂 Ah é verdade, se quiseres ir a uma praia onde estejas à vontade pagas cerca de 150Qr, como as praias dos hotéis, onde existe misturas e eles já estão à espera.

  (Aqui está uma Ninja na água)

PS: Tenho uma bomba para vos contar! Ofereço a notícia para quem quiser vender ás revistas! Sou tão boa alminha…Pensavam que a Pamela Anderson, das marés vivas se tinha reformado? NAAAAA, ela agora está nas praias do Qatar, na mesma como salva-vidas! Malandra! Está linda, como sempre, só que não gosta muito de mostrar as peles. 😂

  (Na imagem, o fato de banho das salva-vidas)

Nas entradas dos centros comerciais tem sempre á porta um grande sinal onde diz ser proibido ombros e joelhos á mostra, proíbido beijar e demosntrar afectos. Pois os árabes passam grande parte do tempo nestes locais com ar condicionado, derivado ao calor insuportável lá fora, onde encontras inúmeras actividades para fazer para além das lojas, restaurantes e supermercado.

Ah é verdade! Elas quando vão ao ginásio, só para mulheres, claro, tiram tudo, e ficam só de leggins e t-shirt. Nas casas de banho também tiram tudo e até para se ajeitarem, penteiam o cabelo (não sei p´ra quê) e voltam a colocar o “pano”. Logo, já as vi “sem nada”… e não, não são lindas! É logo a nossa imaginação a falar mais alto: “por de trás daquele pano deve de estar uma Bela mulher”… desculpem vos desiludir  mas acho que elas não encaixam muito bem nesse papel! CREDOOOO 😂

Tem algumas bonitas, claro, e há gostos e gostos, eu também não sou a ultima bolacha do pacote.

ÁLCOOL E CARNE DE PORCO

Sim é verdade, se fores apanhado a beber em público vais preso! A primeira coisa que o meu namorado perguntou quando chegou ao restaurante foi: – “Qual é o vinho que tem?” – Epáh o que me ri com a cara do empregado 😂. Não há álcool, até porque o que costumas ver por aqui em todas as esplanadas são os árabes com a bela da shisha (aqui é baratíssimo e super normal) e o cocktail de frutas frescas aqui sai muito bem! Mas não desesperem! Aqui no Qatar tem uma loja onde podemos comprar álcool e sempre podes beber em casa, apesar de só poderes gastar 10% do teu salário e teres de obter licença. O mesmo acontece com a carne de porco que já tinha mencionado no  artigo “Aqui e tudo a grande! – Doha- Qatar”. E sim podes sair, ir a discoteca e bares beber álcool (locais autorizados), usar o belo do vestido justo e as calças rasgadas no joelho (desde que até chegar ao destino sejas discreta – eu uso um casaco comprido), basta que seja em hotéis não islâmicos – os que eles chamam de internacionais como Sheraton ou Hilton, por exemplo. Nesses locais raramente vês um árabe nas nossas festas (emigrantes/pessoas “normais”) e sentes-te em casa. (como tenho sempre tanto para falar, e não tenho muito tempo livre, vou acumulando artigos😣 mas nunca me esqueço do que tenho prometido e vai saindo aos poucos , isto para vos dizer que tenho um artigo a sair sobre `A noite no Doha – Qatar´, super curioso!  PS: Não se preocupem com a polícia, nunca vi uma operação stop, não existe…para quê? Não é? 😂

MULHERES AO VOLANTE

Sim nós podemos conduzir à vontade, apesar desta lei não ser antiga , desde que este Xeque subiu ao trono. – E só para não estranharem…Toca a tirar a linçenca para além de teres de ter carta, claro (180Qr).

AI E AGORA? NAO SOMOS CASADOS!

Calma zappeiros, é verdade que não podes viver junto se não fores casado sim! Também é verdade que se descobrem vais preso! Segundo me contaram há casos em que a mulher é violentamente espancada lá dentro. Muito cuidado, não brinquem com a situação. “Então, podem dizer que são amigos…”, pois é, o homem não pode viver com a mulher sem grau de parentesco. Se o teu vizinho faz uma denuncia, além de preso, eles pagam-te o bilhete de volta ao teu País num instantinho – deportado sem reclamar). Eles são Islâmicos, e sexo antes do casamento dá cadeia ! A maior parte dos casos, para alugares casa tens de provar o casamento em papel. Depois tens aqueles que enfrentam o perigo e têm a sorte de não ser apanhados (não há denúncia) e o senhorio não é tão exigente e não te pede nada. Se estás no País deles tens de respeitar.

Vejam pelo lado bom:

Amigas Chiques, arranjei a vossa solução! O vosso namorado não se descose com o pedido…e que tal: – “Amor vamos viver para o Qatar?” 😂

E sim também há solução, se ainda não és casado sempre podes optar pela opção “Chique”, viver em hotéis até resolveres a situação. Lá ninguém te faz perguntas, pois  usas aliança e os hotéis, por norma, são para estrangeiros, logo, a lei não se aplica ou até mesmo não querem saber. Tenho o exemplo de um colega que vive com o namorado no hotel. Para casar, basta que tenham o vosso BI qatariano feito e dirigir-se ao Consolado Português, convidam alguém mesmo lá para ser testemunha e em 15 dias têm aliança de casado no dedo 💍, um casamento fora do normal e muito comum aqui para duas pessoas que se amam e têm a certeza do que estão a fazer! (mais para a frente explico tudo o que precisam para poderem viver cá, basicamente uma carteira de 5 licenças e estás legal 😂 )

AFECTOS E MÃOS DADAS

Não, não é proibido um casal dar a mão…alguns deles enquanto casal dão a mão. Confesso que só há uma semana é que nós nos sentimos mais à vontade para fazê-lo na rua. Pois ainda não estávamos esclarecidos. Lá está , precisamos de tempo para “perceber” a cultura. Beijinhos em público não! Tocar , cuidado como tocas no sexo oposto! Impensável a mulher apertar a mão ao homem. O cumprimento deles é curva-se um pouco para a frente e meter a mão no seu próprio peito.

Verídico!

Muitas vezes o meu mais que tudo tem de me lembrar, quando chegamos a casa que somos um casal 😂 e diz-me: “Então e o beijinho de chegar a casa?” ou então esqueço-me e fico pendurada com o beijinho no ar e o nosso beijo em publico fica mesmo por encostar o dedo um no outro, é mais chique – sim porque beijinho só em casa! Temos regras. 😂

Aconteceu comigo! – Afectos

Estava um calorão insuportável, cansados do trabalho, mais ou menos 21:30, decidimos ir ao jacuzzi. Sozinhos, ninguém à volta. (JURO!) No meio da conversa, estávamos descontraídos, dou um beijo muito rápido no peito do meu namorado quando de repente, não sei de onde apareceu aquele árabe e me diz, muito chateado:- “Madame, é completamente proibido afectos em público!” – Ele estava a falar muito a sério! – Atenção podes ser deportado para o teu País!

Aconteceu comigo! – Dançar

Estávamos com uns colegas à porta de um edifício, tínhamos acabado um espectáculo. Estava descontraída e quem me conhece sabe o quão à vontade sou…estávamos na boa, um colega nosso filipino, ligou uma coluna ao telemóvel (pequena e portátil para nos mostrar a potência) e nós começámos a dançar, nada de espectáculos, quando uma rapariga nos diz que não podemos dançar em público…OK! – Não vamos nós chamar a atenção dos homens, não é?!

Tenho sempre tanto para contar que depois perco a noção do quão extenso fica o artigo. 🤔

Espero ter vos ajudado a conhecer um pouco de como viver aqui mas com toda a verdade sobre o Doha – Qatar 😉

Comenta em baixo no Blog e não te esqueças de assinar, caso, queiras que saiba quem és 😉

Obrigado pelo carinho e por partilhares ❤

Bora lá zappar!
#O mundo é dos loucos!

Beijinhos Qatarianos🌸

 

 

 

 

 

 

 

 

Segue-nos:

10 thoughts to “Toda a verdade sobre o Doha – Qatar! – Cultura”

    1. Não é dificil amiga LUISA…acredita em mim. Já reparas-te que nunca vês árabes em Portugal? Isso tem uma explicação… à conversa com uma amiga daqui, filipina, que namora com uma rapariga árabe (sim, se sabem que ela é bisexual, a familia deserda, mas existe! Eles também têm sentimentos e o ser humano não escolhe a sua orientação sexual), a minha amiga disse-me que quando elas vão de férias para outros Países que a namorada dela tira o “pano preto” todo e age como um cidadã não Islâmica…logo eles também cumprem as nossas “regras”. E olha que os árabes viajam bastante pois dinheiros não lhes falta! Beijinho Chique 💋

  1. Ola sobrinha chiqe
    Li con muita atencão a tua robrica e gostei pois è quando vamos para o pais deles temos que respeitar os custumes mas eles niete
    Aqui na frança poucos são os que respeitã mas tu vais ser chique e respeitar val mais ce couvrire que ver o sol aux quadradinhos
    Te Amo
    Tata

    1. Mesmo tata 😂 é uma questão de hábito! Não é tão mal quanto parece… conseguimos sempre dar a volta à situação e encontrar sempre o lado bom…basta entender o porquê de ser assim, pois tudo tem uma explicação! Bisous Bisous trés chique Je t´aime ❤

  2. Sem duvida muito bem explicado…
    Uma curiosidade imensa sobre tudo
    Em que com a tua ajuda vou matando a curiosidade
    Continua assim.
    Um beijinho Dri

  3. ola! meu namorado recebeu uma proposta de trabalho no Qatar, para um projeto de 6 meses. A ideia é irmos os tres (nós e nossa filha de 2 meses). Qual é mais ou menos o valor de um salário mensal que seja suficiente para nos mantermos? grata pela atenção.

    1. olá! Olha o salário minimo aqui não existe… depende da tua nacionalidade… normalmente as empresas pagam-te consoante, e claro um pouco mais sempre, com sorte muito mais do que recebes no teu País e conforme o que vais fazer. Tens de ter em conta se vais viver para estadia facultada pela empresa do teu namorado ou nao.Só assim te posso ajudar :). Para viveres cá sem trabalho, terás de entrar no País com visto de turista e não podes ficar cá mais de 3 meses sem trabalho, pois náo és ca residente, a não ser que cases e o teu namorado seja teu responsável..ou renoves o visto (sair do País e entrar).Pois se não és casada e com bebé às vezes é um pouco dificil ir contra as leis deles, para viveres com Homem tens de ser casada, o que muita gente o faz clandestinamente e são bem sucessidos, mas cabe a si correr esse risco ou não… mas com bebé sem casar não aconselho.. Eu casaria primeiro pois vai contra a cultura deles e podes vir a ser deportada com bebe. Espero ter ajudado.

      Beijinho Chique
      Dri

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.